Pós-Parto

Pos parto foto

Olá,

Também conhecido como puerpério ou quarentena, é aquele período que a mulher fica mais sensível, podendo haver muitos altos e baixos de emoções, pois os hormônios estão voltando ao normal após a gravidez.

Meu pós-parto foi cheio de fortes emoções, ao mesmo tempo em que eu estava feliz e orgulhosa pelo nascimento do meu filho, também batia uma preocupação, eu chorava e pensava que não ia dar conta de tudo, por toda a responsabilidade e transformação que estava ocorrendo na minha vida e no meu corpo.

Lembro de ter ficado com muito medo de não saber cuidar do meu filho quando minha mãe fosse embora, e também quando acabasse as férias do meu marido, por isso eu queria fazer as coisas sozinha, porque sabia que depois era eu e o bebê, mas tinham coisas que eu não conseguia fazer sozinha, sentia dor nos pontos da cesárea, a cicatrização parecia muito demorada, meus seios doíam muito por causa da amamentação e os bicos estavam tão sensíveis que até o sutiã incomodava.

Ainda lembro quando meu filho estava com 5 dias de nascido, aproveitei que ele estava dormindo e que minha mãe estava com ele, e fui tomar um banho, pois fazia muito calor, tentei lavar meus pés sozinha e não consegui, nessa hora eu chorei tanto, saia lágrimas dos olhos e leite do peito, uma situação que se acontecesse hoje eu daria risada e acharia normal, mas na época, mãe de primeira viagem e com os hormônios a todo o vapor, eu nunca imaginei que não conseguiria nem esfregar meus próprios pés.

Ainda tem o sono, cansaço físico e mental, mesmo com meu marido me ajudando a cuidar do bebê durante as madrugadas e nas horas que ia amamentar, eu não tinha mais aquele período gostoso de 6 ou 7 horas direto de sono, tinha que acordar e levantar em um período curto, as vezes de 2 em 2 horas, e ninguém aguenta ficar dormindo de picadinho, pois não dá para descansar. Lembro que na época, meu sonho de consumo era dormir 6 horas direto! Hahaha

Quando meu filho estava com 35 dias meu marido voltou a trabalhar, naquele dia foi a primeira vez que ficamos só eu e meu filho, por mais que eu tivesse me preparado psicologicamente para este dia, as coisas nem sempre acontecem como imaginamos, meu filho deve ter sentido eu insegura, pois ele não parou de chorar o dia inteiro, eu não consegui escovar os dentes, fazer xixi, nem tomar café da manhã, só conseguia beber água, porque amamentar dá uma sede e ele estava mamando muito naquele dia.

Liguei para o meu marido chorando e desabafei, disse que eu devia estar fazendo algo errado, pois ele não parava de chorar e só queria colo, expliquei a situação. A sorte que é que eu tenho um baita maridão e que ele trabalha perto de casa, ele veio correndo na hora do almoço e me ajudou, então consegui fazer tudo que precisava, até consegui almoçar sossegada, nessa hora entendi, porque as mães de recém-nascidos estão sempre descabeladas e de pijama, na vida real é assim que acontece! E quando meu marido chegou do trabalho a noite, eu já estava mega cansada, e ainda tinha que colocar roupa na máquina e fazer a janta.

Não estou escrevendo para desanimar você, mas para mostrar que a nossa vida não é igual novela ou comercial de televisão, agora pensa antigamente, que as mulheres tinham 5 ou 6 filhos, como conseguiam dar conta?

A realidade era outra, as famílias moravam perto e sempre tinha alguma tia, avó ou vizinha que ia visitar e ajudava, por isso elas davam conta, mas hoje em dia tudo é muito diferente, as mulheres ganharam independência, as famílias já não moram tão perto uns dos outros, então temos que contar com ajuda da escola, principalmente as mães que voltam a trabalhar depois da licença maternidade.

Quero dividir um texto com vocês que achei muito interessante é do site “Macetes de Mãe” o texto é “A nossa geração não está preparada para ser mãe”.

Quando engravidamos pensamos que tudo é fácil, quando o bebê nasce vemos que não é tão fácil assim e ás vezes até chegamos a pensar que não vamos conseguir, mas os dias vão passando, o bebê vai crescendo, a rotina vai mudando, vamos nos adaptando e tudo volta ao normal!

Deixe aqui nos comentários a sua experiência, curte e compartilhe!

Beijos

Anúncios

4 comentários sobre “Pós-Parto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s