Brincadeiras para as férias

Brincadeiras para as ferias

As férias escolares de julho já estão aí, e quais as atividades que podemos fazer com os nossos pequenos para entreter e gastar energia deles. Logo abaixo dou algumas dicas de brincadeiras e atividades, mas não podemos esquecer que se o tempo estiver gostoso as melhores atividades são ao ar livre, nos quintais, nas aréas comuns dos condomínios ou em parques!

Vamos nos divertir com os pequenos?

1)Mestre Mandou

Dê ordens simples à criança, sempre demonstrando o movimento, como “o mestre mandou colocar a mão na barriga”, “o mestre mandou bater palma”, “o mestre mandou fazer uma careta”, entre outros.

A brincadeira ajuda a desenvolver o senso de observação, a atenção aos comandos e a obediência. Com o tempo, você pode parar de fazer o movimento antes para exercitar a memória da criança.

2) Quente ou frio

Esconda um brinquedo em algum lugar da casa de fácil acesso e peça para que a criança procure. Ande atrás dela dizendo se está quente ou frio à medida em que ela se aproximar do alvo. Intensifique as expressões quando ela estiver alcançando o objeto, dizendo algo como “está queimando”.

Com essa atividade, você trabalha a noção de espaço e de raciocínio.

3) Um para cada

Ofereça uma alguns objetos para a criança (podem ser bolinhas, peças de jogo, lápis ou giz de cera, por exemplo) e peça para que ele (a) os distribua entre vocês dois igualmente, colocando na frente de um e do outro. Quando ela se habituar, você pode colocar uma pessoa a mais ou um boneco e pedir para que a criança divida em três.

A brincadeira aprimora o conceito de número e de quantidade, além de introduzir a ideia de compartilhar, a noção de igualdade e solidariedade.

4) Trilha

Distribua no chão alguns tapetes pequenos ou peças de E.V.A como se estivessem formando uma trilha e combine com a criança que só é permitido andar por esse caminho. Para deixar a brincadeira mais divertida, você pode fingir que o chão é um lago e que vocês não podem cair nele.

A atividade ajuda a desenvolver o equilíbrio, a noção de distância e espaço. Vale ressaltar que é importante que você teste o caminho primeiro para se certificar de que não há perigo de a criança escorregar.

5) Jogo da Memória

Você vai precisar de cartolina e alguns carimbos. Corte a cartolina em quadrados de 5cm x 5cm, carimbe cada desenho em dois pedaços de cartolina diferentes (você pode fazer desenhos à mão se não tiver carimbos), vire as cartolinas com o desenhos para baixo e embaralhe, pronto agora é só brincar.

A atividade ajuda a desenvolver o raciocínio e memória da criança.

6) Soltar pipa

Se o tempo estiver gostoso, leve seu filho em um parque, longe dos fios elétricos e solte pipa com seu filho. Você pode comprar as pipas e rabiolas prontas, ou sentar com seu filho e fazer suas próprias pipas e rabiolas. Se não souber como, no Youtube há vários vídeos ensinando.

A atividade ajuda a desenvolver o raciocínio e coordenação motora da criança.

7) Piquenique

Você pode convidar alguns amiguinhos do seu filho (a) para participar do piquenique, que pode ser feito em qualquer lugar, inclusive dentro de casa, empurre mesa e cadeiras da sala para abrir espaço e coloque tapetes no chão para as crianças sentarem e no centro você coloca uma toalha de mesa e faça um piquenique com as crianças.

A atividade ajuda a desenvolver os relacionamentos e ensina a criança a compartilhar.

8) Ler livros ou contar histórias

Você pode começar a contar uma história e separar alguns objetos e no meio tentar incluir os objetos na história conforme você vai contando, vai ficar bem engraçada a história!

A atividade ajuda a desenvolver o gosto pela leitura e também alimenta a imaginação da criança.

9) Telefone sem fio

As crianças podem sentar uma ao lado da outra ou formar um círculo, a primeira criança inventa uma frase e conta bem baixinho no ouvido da criança seguinte, essa vai passar para a próxima criança o que entendeu e assim por diante, até chegar na última criança que vai ter que falar a frase em voz alta, aí é só gargalhada, porque geralmente quando a última criança fala a frase ela sai completamente diferente da frase original.

10) Desenhar e pintar

Imprima desenhos ou compre aqueles livrinhos de colorir para a criança pintar. Reserve um espaço com uma mesa e cadeira para a criança ficar confortável e deixe ela usar lápis de cor, giz de cera, canetinhas e até mesmo tinta, deixe ela explorar a sua criatividade.

Essas são algumas brincadeiras e atividades, se você gostou, curte, comente e compartilhe!

Boa diversão e ótimas férias!!!

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s