Bebê x Colo

IMG_20140802_153522863

Os primeiros 3 meses do bebê são cansativos para os pais, principalmente para a mãe que tem a maior responsabilidade na hora de cuidar do bebê, é ela que amamenta e muitas vezes acalma o bebê, é no colo da mãe que ele se sente seguro.

Desde recém-nascido até os três meses de vida, meu filho sempre quis colo, muito colo, ele não queria saber nem do carrinho e nem do bebê conforto, eu não conseguia fazer nada e vivia ouvindo: “-Ele vai ficar mal acostumado, você está dando muito colo!”, mas tinha ouvido da pediatra que o bebê demora um tempo para entender que ele e a mãe não são mais uma só pessoa, então eu comecei a pesquisar e achei uma coisa que me ajudou bastante, acabando com essa minha insegurança.

Essa fase que o bebê ainda pensa estar no útero da mãe, foi estudada e popularizada por dois pesquisadores, Ashley Montagu e Harvey Karp, nomeada por eles de Extero-Gestação mas também conhecida como “quarto trimestre”, é a parte da gestação que é conduzida fora do útero materno. Para eles, os bebês com nove meses ainda não estão preparados para nascer e precisam de mais 3 meses fora do útero para se desenvolver. A gestação no útero só não é maior porque o bebê continuaria crescendo ficando apertado dentro do útero e não passaria pela pelve da mulher na hora do parto. Por isso é muito importante e gratificante dar colo para o seu bebê, ele ainda está se adaptando ao mundo aqui de fora do útero, e precisa do contato para se sentir seguro.

Abaixo seguem 5 passos de como ajudar o bebê nessa adaptação:

1- Charutinho ou pacotinho

Enrole seu bebê com uma fralda, ele vai se sentir seguro, pois vai estar apertadinho como no útero materno, podendo usar o sling também.

2- Posição de lado

Colocar o bebê de lado simula como ele ficava muitas vezes dentro do útero, apoiando a cabeça na mão do adulto e o bumbum encostado na dobra do cotovelo do adulto, com braços e pernas livres, pendurados, aqui podemos usar o sling também.

3- Barulhinho favorito do bebê shhh shhh

Aquele barulhinho shhh shhh é mágico, ele acalma e faz o bebê adormecer, pois é parecido com o barulho que o bebê escutava dentro da barriga.

4- Balanço

Acaba sendo um instinto materno, pois toda vez que pegamos um bebê ou uma criança involuntariamente começamos balançar de um lado para o outro. O balanço imita o movimento que o bebê sentia no útero materno, ativando sensações de “movimento” dentro dos ouvidos, que também acalmam o bebê.

5- Sucção

A amamentação além de recomendada somente para garantir a nutrição do bebê e a produção de leite da mãe, é também recomendada para suprir uma outra necessidade do bebê, a de sucção não-nutritiva. Pode usar a chupeta também, mas ela é recomendada só após a 6º semana, para não atrapalhar a amamentação.

Se você gostou compartilhe com sua amiga que está com bebê recém-nascido, curte e comente!

 

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s