Introdução Alimentar

Olá Amigas,

Até os 6 meses de vida, meu filho só havia mamado no peito (amamentação exclusiva), então por orientação do pediatra, iniciei a introdução alimentar com as frutas e depois de 2 semanas iniciei com a comida salgada (papinha) apenas no almoço e depois de mais 2 semanas começaram as papinhas na janta também.

Todas as mudanças na vida do bebê afetam também nossas vidas, e a palavra de ordem como sempre é PACIÊNCIA, pois tudo é novidade para o bebê, e não será de primeira que ele vai aceitar ou comer tudo, lembro que no inicio ele só comia umas 3 ou 4 colheres da papinha salgada e depois queria mamar, então fui atrás de alguma dica para facilitar meu dia-a-dia, foi quando me deparei com o método BLW – Baby Led Weaning, algo como Bebê Guiando o Desmame, no qual você oferece a comida em pedaços e permite que o bebê se sirva sozinho, então algumas frutas eu ficava segurando enquanto ele ia comendo, e se não houvesse chance dele engasgar (pedaços maiores) eu entrega a fruta para ele, comer, explorar e se lambuzar, o que proporcionou muitas fotos e vídeos fofos e também alguma sujeira, mas nada que não conseguisse limpar depois.

IMG_20140724_110752403

As frutas ele aceitava bem, principalmente as mais doces como manga, melão e mamão, mas com as papinhas salgadas ele dava trabalho, até ele estar com quase 8 meses de idade eu batia a papinha no mixer, depois comecei a amassar com o garfo, para ele sentir os pedacinhos, perto de completar 10 meses continuei amassando, mas procurava deixar pedaços maiores, até que com 1 ano de idade ele já estava comendo a mesma comida que nós, salvo algumas exceções, com temperos naturais (cebola, alho**, um pouco de sal, salsinha, cebolinha), carnes cozidas, legumes cozidos ou refogados e verduras, e sempre terminando com uma fruta de sobremesa.

Nessa fase é comum as crianças terem alergia a algum alimento, pois o organismo deles está passando por muitas transformações e após 1 ano de idade, o organismo amadurece então podemos tentar dar novamente, todas as comidas que deram algum tipo de alergia anteriormente. Meu filho teve alergia de alguns alimentos, entre eles ovo, maçã e mandioca, só pude voltar a oferecer, quando ele completou 1 ano.

IMG_20140807_105015521

Uma coisa muito importante que seu pediatra vai comentar com vocês nessa fase, é a maneira correta de introduzir cada alimento no cardápio. Deve ser feito sempre no almoço, pois assim, caso seu filho tenha alguma reação, ela aparecerá antes de você ir dormir, e você tempo de reagir e se for o caso entrar com a medicação indicada para esse caso. Outra coisa importante é introduzir um alimento de cada vez, dando sempre intervalo de 3 a 4 dias entre cada alimento novo, por exemplo entra com a maçã na segunda-feira e observa, se não aconteceu nenhuma reação, lá pela quinta-feira seguinte você pode entrar com o ovo, esse intervalo é importante, pois se você entrar com dois alimentos diferentes, em curto espaço de tempo e houver reação, você não vai saber qual alimento foi o causador.

Em seguida você pode acompanhar um jeito simples, que a pediatra do meu filho me passou na época, para saber o que colocar na papinha salgada.

Carboidratos – você pode colocar na papina 2 tipos:

Arroz / Batata Inglesa / Batata Doce / Mandioca / Mandioquinha / Inhame / Macarrão

Verduras e Legumes – você pode colocar na papinha 2 tipos:

Espinafre / Escarola / Brócolis / Couve-flor / Abobora / Cenoura / Beterraba / Chuchu / Abobrinha / Tomate / Couve-manteiga

Proteínas – você pode colocar na papinha 1 tipo:

Carnes (bovina – moída, frango, peixe**) / Ovo Cozido* / ricota / Queijo Branco

Grãos – você pode colocar na papa 1 tipo:

Feijão* (deixar 14h de molho) / Lentilha* (deixar 12h de molho) / Ervilha Seca e Fresca / Milho Fresco / Grão de Bico (deixar 12h de molho).

Para vocês entenderem melhor, eu colocava 2 tipos de carboidratos, 1 verdura, 1 legume, 1 proteína e 1 grão, sendo que a primeira papinha dele tinha Arroz, Mandioquinha, Abóbora Cabotian (japonesa), Couve-Manteiga, Lentilha e Frango (filé de peito batido no mixer).

*Feijão e gema do ovo cozido – introduzir a partir de 7 meses

** Alho e peixes – introduzir a partir de 8 meses

 

Espero ter ajudado vocês com a minha experiência, se gostou curte, compartilhe e comente!!!

 

Beijos,

Andressa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s