Desfralde

Olá Amigas,

No começo do ano matriculei meu filho na escolinha, e já na primeira reunião, a professora me avisou que iriam começar o desfralde, então já fui me preparando, lendo a respeito. E quando meu filho completou 2 anos e 2 meses iniciamos o desfralde, num esforço conjunto entre pais e escola. Mas como todo começo, nem sempre as coisas saem como esperado e a primeira semana em casa foi um desastre, cheguei a pensar em desistir, mas sempre lembrava o que a professora tinha escrito na agenda do meu filho: “PACIÊNCIA MAMÃE”, e isso é a chave para tudo nessa fase.

Em casa ele saia correndo com o penico na mão, fazia ele de chapéu, inventava mil usos, menos fazer xixi e o cocô. Eu sentava ele no penico, me sentava no chão ao lado dele e conversava tentando explicar p/ ele, que o penico é o lugar onde ele ia fazer xixi e cocô agora, que ele está crescendo, e não precisa mais de fralda. Ele me escutava, até ficava ali sentado por alguns minutos, mas pedia para sair, então ele dava uns 3 passos e fazia xixi na roupa, eu trocava ele explicando sempre onde era o lugar para fazer as necessidades, falava para ele me avisar quando sentisse vontade.

Ao fim da primeira semana, fiz um resumo para a professora de como estava sendo aqui em casa, e ela me disse que na escola estava tranquilo, que era para eu ter paciência e não desistir, pois ele estava indo bem na escola, coisa que notei pois as roupas extras que a professora me pediu, só foram usadas nos dois primeiros dias do desfralde, do terceiro dia em diante ele ia e voltava com a mesma roupa.

Com isso cheguei à conclusão, que na primeira semana eu estava ansiosa e acabava passando essa ansiedade para ele, na segunda semana eu já sabia como seria, então desencanei, foi aí que tudo começou a acontecer, e depois de 1 semana ele começou a me avisar: “Mamãe cocô!” (ele falava cocô para ambos), a partir desse momento ele parou de usar fralda durante o dia, mas como estamos no outono e as noites tem sido frias, para ele não passar frio com a roupa molhada, durante a noite ainda coloco fralda nele, e assim que começar o verão, vou tirar a fralda da noite, já que em algumas manhãs ele acorda com a fralda seca.

 

Desfralde

 

Seguem algumas dicas para o desfralde:

– Espere a criança completar 2 anos de idade, pois segundo especialistas, antes disso a criança não está preparada;

– A criança dá sinais de estar pronta para o desfralde, quando ela começa a tirar a fralda sozinha, pois fica incomodada quando a fralda está suja;

– Se a criança, mesmo com fralda, começar a avisar quando vai fazer as necessidades;

– Tente começar o desfralde em um período tranquilo, não deixe para começar durante uma viagem ou uma época do ano que não vai ficar muito em casa;

– Escolher épocas do ano que são mais quentes como primavera e verão;

– Escolha um penico ou redutor de assento que a criança tenha o apoio necessário, p/ conseguir se sentar de maneira confortável;

– Torne o momento divertido, parabenize quando ela avisar que vai fazer as necessidades, comemore quando a criança fizer no lugar certo, esteja sempre por perto, cante com a criança, conte histórias até a criança sentir vontade e fazer as necessidades;

– Coloque o penico no lugar certo, dentro do banheiro, se seu banheiro for pequeno como o meu, arrume um lugar perto da porta do banheiro, para a criança ter a noção de que lugar de fazer as necessidades não é na sala ou cozinha e sim no banheiro.

– Perguntar sempre para a criança: Vamos fazer xixi / cocô?

– E lembre-se: TENHA MUITA PACIÊNCIA !!!

Tenha em mente os horários que a criança costuma fazer as necessidades, porque quando vai chegando no horário você já leva a criança até o penico.

 

Beijos,

Andressa

 

Se gostou curte, comente e compartilhe!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s