Refluxo em Bebê

Foto refluxo

Olá amigas!

Meu filho teve refluxo quando bebê, desde o dia que ele nasceu, ainda na maternidade, após aquele período que as crianças ficam no berçário fazendo exames, trouxeram meu filho para o quarto, e depois de certo tempo ele regurgitou uma água, chamei a enfermeira, pois não sabia se era normal e para saber o porquê disso, a enfermeira me disse que alguns bebês recém-nascidos faziam isso, porque na hora do parto poderiam ter engolido um pouco do líquido amniótico, mas mesmo assim, eu e meu marido ficamos em alerta.

O tempo que passamos na maternidade foi tranquilo, e quando chegamos em casa eu já estava com bastante leite, mas a cada mamada ele regurgitava, minha Mãe estava comigo (ela ficou em casa me ajudando durante alguns dias) e disse que era normal, porque o bebê estava se acostumando a mamar e não sabia sentir quando o estomago estava cheio, mamando além da conta. Só que essas regurgitações passaram a ficar mais frequentes, e quando a cada regurgitada, ele chorava muito.

Já na primeira consulta, relatei isso ao pediatra e ele pediu para observarmos. Na segunda consulta, quando eu disse que acontecia de forma mais frequente, que às vezes meu filho chegava a regurgitar 1 hora após ter mamado e que sempre chorava muito depois disso, disse também que notamos que ele queria ficar mais em pé no nosso colo, que as sonecas durante o dia estavam sendo poucas, e que sujava muita roupa (macacão e pano de boca) no decorrer do dia. Diante disso, o pediatra resolveu medicá-lo, o que foi um grande alívio para nós, principalmente para o meu filho, pois foi como tirar a dor com a mão.

As golfadas não diminuíram, mas com a medicação, a dor passava e ele conseguia relaxar e dormir, e foi assim até ele começar com a papinha e as frutas aos 6 meses, agora imagina um bebezinho com um mês de vida, sentindo essa queimação por causa dessa passagem do líquido. O refluxo dele era fisiológico e quando completou 1 ano não teve mais, graças a Deus não interferiu no ganho de peso e no desenvolvimento.

Lembrando que só um médico pode diagnosticar se o seu bebê tem refluxo ou não, você tem que observar como ele está se comportando e relatar ao médico. O refluxo em bebês acontece porque a válvula entre o esôfago e o estômago ainda está se desenvolvendo, e não há remédio que faça a válvula amadurecer mais rápido, o que vai ocorrer naturalmente entre 6 meses e 1 ano, mas existem remédios para aliviar o desconforto do bebê.

Devemos ter alguns cuidados com o bebê que tem refluxo:

– levantar a cabeceira da cama

– colocar o bebê de lado para dormir

– esperar ele arrotar e deixá-lo de pé ou sentado por pelo menos 10 minutos

– evitar chacoalhar o bebê

Essa é minha experiência, se você gostou curte este post e compartilhe com suas amigas!

 

Beijos,

Andressa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s